Os relatos mais antigos vem da região Jura/Savoie, na fronteira franco-suíça (daí uma palavra francesa para um prato suiço) mas esta maravilha cremosa apesar de ter desembarcado no Brasil há algum tempo, tornou-se popular apenas de uns anos para cá.
As inúmeras receitas originais levam uma mistura de queijos de massa mole, como gruyere e/ou emmental, e sabores, que vão do suave ao forte, com um único dente de alho e um toque daquela bebida que derrubou o menino coitadinho no soletrando 2010, o kirsh, que, para quem não sabe é uma aguardente feita com cerejas.
Há ainda variações dos queijos e mesmo da bebida, que pode ser um vinho branco de qualidade razoável. Como qualquer prato ele sofre ação do tempo e do gosto de seus criadores e é isso que podemos saborear no Hannover, um simpático restaurante sazonal localizado em Moema / SP.
O Hannover abre somente de Abril a Outubro, todos os dias a partir das 18h30 e não adianta nem inventar, eles só servem exclusivamente fondues.
Não é um local barato para se jantar, mas você pode aproveitar as inúmeras promoções disponíveis no site (http://www.restaurantehannover.com.br), como por exemplo mulheres só pagam 50%, outros dias a terceira pessoa é grátis, etc.
O inconveniente é que todas as pessoas da mesa tem necessariamente que escolher o mesmo rodízio de fondue... e ai vem: de queijo (acompanhado por pães, linguicinhas, batatinhas, goiabada em cubos), carne/frango (com um adicional de R$ 9,90 eles incluem picanha). Honestamente este de carne não vale o adicional de picanha, e, dica de consumista de fondue de carne: peça a fondue na pedra, a carne demora um pouco mais para assar, mas o sabor fica melhor e sai bem menos fumaça... caso queira ser mais tradicional peça no rechaud de óleo ou, se for muito inovador, solicite o rechaud de vinho. A carne fica cozinhando em vinho tinto, eu particularmente não gostei, ela fica com sabor muito acentuado, demora demais e mesmo que você passe um dos 20 molhos diferentes que acompanham as carnes, ela vai continuar com o mesmo sabor “bêbado”.
De sobremesa, claro, fondue de chocolate, se você tiver pique... ele vem acompanhado de várias frutas, marshmallow, suspiro e bolo.
Como já fomos algumas vezes lá aprendemos que não devemos pedir o rodízio completo (que inclui o de chocolate), não vale a pena, muita comida, desanima... fora que o chocolate deles não é nenhuma maravilha, dá para sair de lá sem remorso e tomar um chocolate na Ofner.
De maneira geral, ambiente agradável, descontraído e um cantorzinho de musica ao vivo meia boca.
Dica: faça reserva ou chegue bem cedo, a espera costuma ser de duas horas.... ai, francamente, haja vontade de comer fondue!
Avenida Cotovia, 445 - Moema - São Paulo-SP - Fone: [11] 5561-5411
Básico ou Diferencial?
Há 13 anos
Comments (0)
Postar um comentário