Sabe quando dá aquela vontade de comer alguma coisa diferente mas que seja de preparo rápido? (Para mim isso é quase todo dia rs).
Então, uma boa pedida é o cuscuz paulista, uma receita versátil, que pode ser moldada ao seu gosto e ao que se tem na geladeira! Prático, rápido e gostoso.
Vamos lá!
(porção para 2 - 3 pessoas, depende a fome).
- 1 cebola média picada
- 1/2 cenoura picada
- 1/2 pimentão picado (qqr cor)
- 01 lata de atum ou sardinha... Ainda pode substituir por camarão, frango desfiado ou, não colocar nada, caso não goste.
- 2 ovos cozidos em rodelas
- 200 gr de seleta de legumes (ervilha, milho, brocolis, couve flor, etc)
- 75 gr de palmito picado
- 200 ml de molho de tomate
- 200 ml de água
- sal, pimenta e ervas a gosto
PREPARO:
Deixe todos os ingredientes previamente picados.
Unte a forma que irá utilizar com azeite e decore com as rodelas de ovo, pedaços de sardinha/camarão (caso utilize), legumes, etc.
Refogue a cebola, acrescente a cenoura, o pimentão, os legumes, o molho de tomate, a água e tempere como preferir. Deixe apurar por uns 5 minutos.
Vá acrescentando aos poucos a farinha de milho e comece a mexer vigorosamente, sem parar. O aspecto vai ficar assim:
Continue acrescentando a farinha até fazer uma 'bola' na panela. Cozinhe bem, sempre mexendo, por cerca de 10 minutos.
Deixe esfriar levemente e acomode a massa na forma que você decorou, por cima da decoração mesmo! Aperte bem.
Espere esfriar por meia hora, desenforme e sirva.
Obs 1: O Di não gosta de molho de tomate e nem de sardinha/atum enlatados, então o cuscuz que eu faço p/ gente é na maioria das vezes, vegetariano. Este em especial, fiz sem nenhum tipo de peixe/frango, pois iria servir de acompanhamento para carne. No caso do molho de tomate, eu o substitui por água com 1 pacote de sopa de legumes (para conferir cor e sabor à massa).Obs 2: O cuscuz pode ser desenformado e consumido morno ou frio, como prato principal ou acompanhamento.
Obs 3: - Todos os ingedientes podem ir ao seu gosto, como eu disse, se não gosta de sardinha, use atum, frango, ou faça uma versão vegetariana.
- Você pode escolher os legumes que mais gosta e os que tem em casa, se não tem cenoura, não coloque, use outros, aqui o que vale é inventar!
- O "correto" é usar molho de tomate, mas como meu noivo não gosta, acabei adaptando a receita para não deixar de faze-la. Caso você não tenha o molho ou também não goste, substitua pela sopa em pó; de legumes ou se seu cuscuz for de frango, use sopa de frango e por aí vai.
Espero que gostem!
Esse pacote de sopa de legumes é em que quantidade?