spoon

Compota de peras

Category:

Outro dia achei umas mini peras num supermercado, aí, claro, comprei... só não fazia a menor ideia do que fazer com elas...

Aí me lembrei de umas micro peras incríveis que havia comprado no Chile, em conserva, lá, chamadas de wild pears, da marca Guallarauco.

Cada uma tinha cerca de 5cm e eram bem crocantes apesar da compota.

Então resolvi fazer uma compota de peras, mas, nunca tinha feito uma compota que precisasse durar algum tempo e ficasse fora da geladeira... muita pesquisa, muitos videos depois, cheguei a essa receita que passo para vocês:




Ingredientes:


- 1 kg de mini peras ou peras tradicionais cortadas ao meio. Independente do tipo de pera, elas devem estar maduras e firmes.
- 400gr de açucar
- 03 xic de água
- essencia de baunilha a gosto
- 02 colheres sopa de vinagre branco
- 01 colher chá de sal
- vidros com tampas de metal




Preparo:


Descasque as peras; conforme for descascando as frutas, para que estas não escureçam, coloque-as em um recipiente com bastante água, o vinagre e o sal. Reserve.



Hora de higienizar os vidros: em uma panela com bastante água, coloque os vidros (com água dentro) e quando começar a ferver, conte 20 minutos. Coloque as tampas para ferver junto somente nos ultimos 5 minutos. A panela que eu usei, os vidros ficavam "justos", caso eles fiquem muito soltos na panela, forre o fundo da mesma com um pano de prato limpo para que eles não fiquem batendo uns nos outros.  Depois deste tempo, retire com cuidado os vidros da panela, escorra a água e deixe os deixe com a boca p/ baixo, em um pano limpo.


Para a calda, apenas mistura e ferva o açucar, a baunilha e a água por cerca de 10 minutos.

Escorra as peras, lave em água corrente e coloque-as no vidro de forma que fiquem bem presas. Encha o vidro com a calda deixando cerca de meio centímetro antes de completa-lo.

Tampe bem.

Volte os vidros bem fechados para a panela com água, quando levantar fervura, conte 15 minutos. Com esse processo, iremos pasteurizar o conteudo, garantindo assim, mais validade à compota.

Dado o tempo, retire com cuidado e deixe os vidros esfriando de ponta cabeça.


Pronto!

Não é dificil, só um pouco chatinho pelos tempos de fervura... mas vale muuuuito a pena!!!

A minha ficou com essa pintinhas pretas, pois usei fava de baunilha, vc tb pode usar, e dará um sabor ainda mais especial!

Esta compota ficará saborosa já no outro dia e bem conservada (local fresco e escuro), dura até 3 meses.

Enjoy! 

Comments (0)

Postar um comentário