spoon

Frango, nada mais que frango! (A passarinho, ok?)

Category: , , , , ,


Continuando nossa série de história de pratos típicos, há uma receita brasileiríssima, mas de origem praticamente desconhecida: o Frango à Passarinho. Este corte de frango em pequenos pedaços, geralmente da asa, fritos em imersão de óleo quente, tem local de origem desconhecido, mas desconfia-se que foi criado no sudeste, mais especificamente no Rio de Janeiro, onde um boêmio pediu ao cozinheiro de um bar um tira-gosto de frango, cortado em pedaços bem pequenos, como se fossem pedaços de passarinho. Daí o nome e sua criação. O frango crocante, em pedaços pequenos (aqui no ABC muito associado à polenta frita) virou um verdadeiro sucesso entre bares e restaurantes, especialmente no estado de SP. E, para quem gosta dessa pequena iguaria, abaixo uma ótima receita de como faze-lo em casa:


Ingredientes:
- cerca de 1,5Kg de frango, cortado em pedaços pequenos, com pele

- 03 cubos de caldo de galinha

- 1/2 xícara (chá) de salsa picadinha
- alho frito a gosto
- cerca de 1L de óleo para fritar

Modo de preparo:
Dissolva os cubos de caldo em duas colheres de água fervente; tempere o frango com esta mistura, deixe descansar por duas horas. Frite o frango em imersão de óleo bem quente, até todos os lados estarem dourados. Escorra a fritura no papel absorvente, e polvilhe salsa e alho frito picados por cima do frango. Tente! Vale a pena!





Aproveitando o tema galináceo, uma história interessante é a do Frango com Polenta, prato trazido por descendentes de italianos para o Brasil, sendo que fez a fama dos restaurantes da região de São Bernardo do Campo, mas também é encontrado em outros ótimos lugares fora daqui, como em Jarinu, na festa do morango, no Madalosso, e outros restaurantes de Santa Felicidade, em Curitiba (ah, Santa Felicidade!!!!)

Para quem não conhece, o bairro dos Demarchi, em São Bernardo, (originalmente chamado de Colônia ou Botujuru), é praticamente a meca dos restaurantes de frango com polenta e dos motéis. Como nosso blog não trata sobre o segundo assunto (aaahhh...), vamos nos fixar na história dos primeiros, quase todos controlados pela família Demarchi (hoje a maior família com número de descendentes em uma mesma cidade, passando de mais de 1.000 pessoas), que teve como uma das personagens mais destacadas Maria Servidei Demarchi.



Dona Maria, foi a segunda esposa de Matteo Demarchi (um dos primeiros Demarchi a chegar ao Brasil junto de seus 3 irmãos, viúvo com apenas 25 anos). Conhecida como uma grande matriarca (ganhando até o título de “Mãe Símbolo de SBC”), Maria Servidei, nos anos 1940, partiu de uma receita simples e tradicional da sua família para servir em sua casa os viajantes que saíam do litoral com destino à capital, São Paulo; se baseando no tradicional frango com polenta servido nas chamadas tômbolas (uma espécie de bingo nas quais os anfitriões serviam aos convidados fartas porções de frango com polenta, macarronadas, cabritos e leitões).

Maria e sua família começaram a fazer da receita caseira um grande sucesso entre os viajantes. Os Demarchi, assim como os Battistini, os Tollotti e outras famílias italianas de São Bernardo, perceberam o filão comercial destes pratos, e começaram a abrir restaurantes. Primeiro, Andrea Demarchi oficializa o São Judas Tadeu, em 1950, hoje em dia um dos maiores restaurantes do Brasil e do mundo, em número de lugares. Seus parentes constroem o Florestal, a família Battistini cria o restaurante deles, assim como a cantina dos Tollotti (hoje já não mais existente). Hoje, a rota dos restaurantes do Demarchi é nacionalmente conhecida, um dos maiores pontos turísticos de São Bernardo do Campo e o Frango com Polenta é servido em várias formas (com molho, inteiro, à passarinho, alho e oleo), mas aproveitando a receita acima, vamos só complementá-la com a famosa polenta frita:




Ingredientes:
- 2 xícaras de fubá mimoso (porque ele é mimoso eu não sei, nunca o vi fazendo carinho em ninguém ou sendo meigo com alguém)
- Fubá mimoso para empanar
- 4 colheres de sopa de óleo
- 1 litro de água fervente
- ¹/2 colher de sopa de sal
- 3 dentes de alho amassados
- 1 cebola pequena ralada

- 1L de oleo para fritar



Modo de preparo:
Dissolva o fubá em 2 copos de água fria, reserve. Leve a panela em fogo médio e adicione o óleo, cebola, alho e o sal, mexa bem até dourar. Em seguida acrescente o fubá já diluído (na água toda) mexendo de preferência com uma colher de pau por mais ou menos 20 minutos, até obter uma consistência bem firme na polenta (fica bem pesado para mexer). Despeje em uma travessa e deixe esfriar, corte em pedaços, empane no fubá (com os pedaços ainda mornos) e frite em óleo bem quente.

Dica: O fubá antes de fritar é para deixar a casquinha da polenta bem crocante e ainda evita que ela encharque, ela tem que ficar sequinha!




Mais um pedaço de história (frita) contada, voltamos em breve com mais um pouco da nossa história gastronômica. Enquanto isso, aproveitem, comam
sem moderação e divirtam-se!


D.

Comment (1)

Na verdade o frango à passarinho nasceu em 1949 em um restaurante de São Bernardo que existe ate hoje.

Postar um comentário