Domingo fiz um pão e postei a foto nas clássicas redes sociais. Ficou tão bonito e tanta gente me pediu a receita que resolvi fazer um post aqui sobre ele.
Enquanto eu preparo uma receita eu costumo fotografar, até como referencias futuras e particulares minhas, por isso aqui, tenho um passo a passo super ilustrado.
Eu realmente não sei como fui parar no blog ( Bigode de Chocolate ) onde achei essa receita, mas faz tempo que eu estava ensaiando para fazê-la... agora de férias tive tempo extra, foi quando descobri que ela é bem mais simples do que parece.
Bom, vamos lá:
Ingredientes:
Dissolver os tabletes de fermento biológico no leite morno com 01 colher de sopa de açucar. Deixar descansar por 5min.
Enquanto isso, peneire a farinha com a pitada de sal, e abra um buraco no meio. Bata levemente os ovos, jogue no buraco aberto no meio da farinha, junte a mistura de fermento e comece a misturar. Vá acrescentando aos poucos a manteiga e misture até obter uma massa homogenia. (eu acabei usando 1 tablete de 200gr e para facilitar a mistura, amoleci um pouco mais no micro ondas). *** Dica: tente fazer toda essa mistura numa bacia, por ir muita manteiga na massa, evita espalhar gordura por sua bancada de trabalho. OBS> não coloque o açucar!
Feita a mistura, pegue um pano de prato limpo, e coloque a bola de massa, dê um nó e leve a massa para crescer submersa em água fria até que ela boie. No blog original da receita, ele fala entre 15-30min, aqui levou 30min.
Numa bancada enfarinhada, misture delicadamente as frutas e o açucar à massa. Não sove!!! Apenas misture o suficiente para homogenizar mais uma vez.
Numa bancada enfarinhada, misture delicadamente as frutas e o açucar à massa. Não sove!!! Apenas misture o suficiente para homogenizar mais uma vez.
Leve ao forno (coloquei sobre papel manteiga) numa forma GRANDE, porque o bichinho triplica de tamanho!
Forno pré aquecido, 180o de 50-1h10. (aqui levou 1hora).
Após esfriar levemente, prepare a calda com o açucar de confeiteiro e algumas colheres de rum, ou, como eu fiz, algumas colheres de água, até formar uma pasta e gotas de essencia. Cubra o Stolen e antes que a calda seque, jogue as amendoas tostadas em lâminas.
No Blog Bigode de Chocolate, diz que, se bem embalado em aluminio ou filme plastico, o Stolen dura cerca de 2 semanas.... aqui durou 3 dias rs. Bom, mas é otimo saber que é possivel fazer "de véspera".
O Stolen é um pão alemão muito servido no Natal, como o nosso tradicional panetone. Eu gostei muito desse metodo de crescimento 'aquatico', achei que dá um sabor e uma textura diferente à massa. Irresistivel!!!
Espero que tenham sucesso!